Daniel Matos desenha uma partitura de imagens na procura pelas revoluções interiores que trazemos connosco, potencializando um espaço de liberdade através da insistência e da repetição.
X Angels Saying No é uma peça para anjos que tenham vontade de mudar o mundo, ou não. Uma peça para anjos sem asas, mas com ténis Adidas nos pés. Anjos que não sorriem facilmente.
Anjos que são uma equipa de futebol. Anjos que dizem sempre a verdade, mesmo que não a queiramos ouvir.
Direcção Artística Laboratório de Dança 2024: Daniel Matos
Cenografia: Daniel Matos
Direção LAB: Magda Matias
Produção: Raquel Alves
Teaser e Registo Vídeo: Rui Ventura
Produção: Associação ESTUFA - Plataforma Cultural
Coreógrafo, performer, artista visual e programador cultural.
Tem desenvolvido o seu trabalho enquanto criador, colaborador artístico e performer nacional e internacionalmente, colaborando com Ana Borralho & João Galante, Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, Luís Marrafa, Davis Freeman, André Uerba, entre outros. Desde 2016, o seu trabalho tem-se focado no corpo enquanto área de pesquisa biográfica, física e emocional, questionando e reformulando a ideia de limite, tendo sido apresentado em Portugal, Espanha, Índia, Indonésia, Áustria, Austrália, Alemanha, França, Noruega e Brasil. Em 2017, juntamente com Joana Flor Duarte, fundou a CAMA - Associação Cultural, uma estrutura para o desenvolvimento das artes performativas, localizada em Lagos. Assume as funções de codireção artística e programação do PEDRA DURA - Festival de Dança do Algarve, assim como a co-curadoria do Verão Azul - Festival Transdisciplinar de Artes Contemporâneas. É responsável pela criação do CenDDA - Centro de Documentação de Dança do Algarve.
A sua criação VÄRA foi nomeada pela Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Coreografia de 2023. A sua obra mais recente A Pedra, a Mágoa, encontra-se em processo de difusão e circulação.
Crédito fotográfico: (c) Stills Photography