Um Homem, um Piano e meia dúzia de Apitos’ é uma experiência em acompanhamento e improvisação musical. Pela mão habilidosa de Daniel Almeida, os sons tornam se veículo que conferem a esta experiência cinematográfica um novo poder imersivo Nesta sua versão, com uma duração total aproximada de 75 minutos, o artista propõe a sua interpretação musical, improvisada mas perspicaz, de três metragens de Buster Keaton, nome congratulado do cinema e reconhecido pelo seu humor visual inovador Ao sabor dos tons do piano (e outros instrumentos surpreendentes), a visualização destas peças já por si inesperadas torna-se uma experiência verdadeiramente irresistível, transportando a audiência para o ecrã e agarrando a até ao último frame. A primeira das três adaptações usa o agora famoso excerto final da longa metragem “Seven Chances” de 1925 uma comédia sobre as peripécias de um homem falido e uma herança de 7 milhões de dólares em risco. A segunda curta metragem adaptada neste projeto é “One Week”. Com Buster Keaton como ator principal naquela que foi a sua primeira produção cinematográfica, esta peça, lançada no cinema Americano em 1920 foi verdadeiramente inovadora para a sua época. Por fim vem uma adaptação de “Cops” com ação passada em Los Angeles e considerada uma das curta peças mais icónicas e brilhantemente construídas de Keaton.
Ficha técnica: Filmes de Buster Keaton, música e interpretação de Daniel Almeida.